Imagine criar toda uma estratégia de marketing com base em um banco de dados que está incompleto ou desatualizado, aí temos um bom exemplo de Dados Pobres.
De maneira efetiva, todo Databank de uma corporação deve estar em dia com o que diz a realidade. Por exemplo, se um cliente se casou, se mudou de endereço, se obteve um salto substancial no seu status social, se o seu negócio for BTB, ter o segmento correto da empresa é fundamental para o sucesso da estratégia.
Essas informações são extremamente relevantes, já que elas irão interferir nos resultados de todas as estratégias de automação de marketing, de cobranças, de análise, enfim, tudo.
Neste sentido, contar com dados pobres é pior do que não contar com dado algum.
O que são Dados Pobres?
Bem, pela introdução acho que você já deve ter notado que entre os dados pobres estão os dados desatualizados. Ou seja, aqueles que já não fazem sentido para a realidade de uma organização.
Mas, não pense que a pobreza dos dados se limita às atualizações. Na realidade, dados pobres também são:
- Incompletos;
- Inválidos;
- Desatualizados;
- Inacessíveis;
- Confusos e/ou não compatibilizados;
- Salvos de maneira ineficaz;
- Difíceis de serem interpretados;
- Duplicados;
- Incompatíveis.
Veja.
Basta imaginar uma ficha cadastral, por exemplo, se contamos apenas com o nome da pessoa, mas não temos mais qualquer informação, então esse é um dado incompleto.
Já se temos todas as informações, mas estão salvas em um HD corrompido, são dados inacessíveis.
Ou as informações estão salvas de maneira que seja difícil fazer uma análise, são dados não compatibilizados/ confusos.
Se os Dados estão salvos em diversos Databanks que não se conversam, são dados salvos de maneira ineficaz.
Quando os dados são registrados utilizando redutores, ou simplificações, são dados difíceis de serem interpretados.
Por fim, podemos achar que temos um databank vasto, quando na realidade são um bando de dados, que conta com dados duplicados, ou são informações irrelevantes para as estratégias da organização, nestes dizemos que são dados incompatíveis.
Como eu descubro se meu Databank conta com Dados Pobres?
Segundo estudos publicados pela Techjury, importante portal de tecnologia e Business Intelligence, todo banco de Dados sofre alguma defasagem a cada 4 meses. Esse número pode ser ainda menor, dependendo do setor.
Tem mais, estima-se que a cada 12 meses um banco de dados esteja com 24% desatualizado. Se não for enriquecido e atualizado. Já que as informações ali presentes, não estarão de acordo com a realidade.
Qual é o melhor processo para evitar Dados Pobres?
Manter uma rotina de atualização e enriquecimento de dados é uma das maneiras de evitar que os dados disponíveis na sua empresa fiquem empobrecidos com o passar do tempo.
Trata-se de contar com uma equipe que seja capaz de fazer o cruzamento de informações, além de uma limpeza geral do seu databank. Eliminando repetições, encontrando dados irrelevantes, entre outros, atualizando e enriquecendo.
Como fazer o enriquecimento de Dados?
Como sempre gostamos de falar, esse processo pode ser feito de inúmeras maneiras e caberá a você saber a que mais se encaixa nas suas necessidades.
Pode-se fazer o enriquecimento de dados à maneira antiga. Colocando a sua equipe para atualizar os bancos cadastrais, o que, sem dúvida, levará muito tempo.
Ou então, você pode contar com uma equipe especializada em enriquecimento e atualização de dados. Que irá colocar em prática o que existe de mais moderno em Gestão de Dados e garantindo que o seu databank esteja em ordem no menor tempo possível.
Quer saber como a segunda opção funciona? Clique aqui e entre em contato conosco.
Nossa equipe está pronta para te atender e tirar todas as suas dúvidas.
Agradecemos a leitura e até a próxima!