Enriquecimento de Dados é a solução para as empresas que percebem as mudanças constantes em seu dado cadastral e desejam estar sempre à frente da concorrência.
Afinal de contas, a palavra de ordem é velocidade. Empresas, clientes, mercados, tendências, todas essas coisas mudam constantemente.
Estima-se que a cada mês, 2% do seu cadastro esteja desatualizado. E é certo que a cada 12 meses, esse mesmo banco de dados conte com informações que sequer fazem mais sentido para a organização.
E a única maneira de evitar problemas é contar com um projeto de enriquecimento de dados.
O que é Enriquecimento de Dados?
Enriquecimento de Dados é o processo de renovação do cadastro de uma organização, ou seja, do banco de dados. Essa decisão estratégica se dá por meio de ações como adicionar novas informações ao seu Databank como:
- Documentos como CPF ou CNPJ;
- Dados de contato;
- Dados de identificação;
- Dados demográficos;
- Entre outros.
E lida com dados defasados, inválidos, incompletos e campos em branco. Assim, garante que uma empresa tenha melhores condições de aplicar soluções de Data Driven e Big Data.
De modo que manter dados atualizados e enriquecidos é essencial para colocar em prática qualquer solução de automação, marketing, Business Inteligence (inteligência de mercado), entre outras.
Importância do Enriquecimento de Dados Cadastrais
Vamos pegar, por exemplo, o Enriquecimento de Dados Cadastrais dos seus clientes.
Imaginamos que você obteve esses dados pelos meios mais comuns, são eles:
- Preenchimento de formulários online, como para receber ebooks ou newsletters;
- Informações públicas que estão disponíveis nos órgãos oficiais;
- Informações coletadas por meio da manifestação de legítimo interesse dos leads em um assunto, como aceite dos cookies de sites, entre outros.
Ok, esses dados são fundamentais, sem dúvida, mas aqui vai uma realidade importante.
Saiba que por dia são gerados mais de 2.5 quintilhões de dados na Internet, segundo pesquisas da Techjury.
E tem mais, estima-se que um dado cadastral se desatualiza em média 2% ao mês, sendo em 6 meses sua empresa terá 12% dos dados desatualizados. Isso significa que qualquer atualização feita em janeiro precisa de uma reformulação quando junho chegar.
Os benefícios do enriquecimento do Databank
Quando você faz o enriquecimento do seu databank, consegue colocar em marcha ações de automação, marketing, lançar produto e até cobrança, que não seriam possíveis com os dados desatualizados.
E falando com toda a franqueza. Não existe ação de marketing que funcione sem dados atualizados. Basta imaginar os custos e o esforço que seria colocar em prática uma estratégia visando um tipo específico de cliente que já não está mais na sua base de dados.
Com o enriquecimento você terá os seguintes benefícios:
- Ganho de tempo da equipe operacional no contato com clientes;
- Aumento nos contatos efetivos;
- Melhora na segmentação de clientes e ofertas direcionadas;
- Entre outros.
Como fazer o enriquecimento de dados da minha empresa?
Essa é uma pergunta simples que pode ser respondida de diversas maneiras.
Há muitas formas de fazer o enriquecimento de dados do seu databank, uma delas seria fazer na unha. Ou seja, colocar o seu time de profissionais para ligar para os clientes, ou para entrar em contato com cada um deles, e assim solicitar as informações pessoa por pessoa.
Pouco prático, sem dúvida. E é provável que leve muito tempo, talvez até tempo o bastante para que os primeiros dados estejam desatualizados quando vocês terminarem.
O segundo jeito é contar com uma equipe de especialistas munida de expertise na área, experiência em Enriquecimento de Dados e um framework de trabalho que entrega o resultado em pouquíssimo tempo.
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Agradecemos a leitura e até a próxima!