Everon – Data Transform Business

default-logo
FALE COM UM ESPECIALISTA
+55 (11) 94249-3282
FALE COM UM ESPECIALISTA

Seja bem-vindo ao blog da Everon

Confira conteúdos semanais para você aplicar todo
o potencial dos Dados em seu negócio.

7 maneiras de aumentar a eficiência da gestão de dados

  • everon
  • 23/09/2022
  • 17:23
  • Sem comentários

Eficiência na gestão de dados se tornou ponto chave para diferenciar as empresas que conseguem os melhores resultados, os melhores clientes e os grandes negócios.

Com o surgimento dos marketplaces, aumento de negócios virtuais (E–commerce) e de pessoas consumindo online durante a pandemia, aumentou-se o tráfego de dados e com isso, aumentou a demanda por coletar e analisar dados e tomar decisões. Com isso, ser uma empresa Data Driven deixou, faz muito tempo, de ser  algo do futuro e agora deve fazer parte do dia a dia de todas as organizações.


Entenda, se a sua organização não conta com uma maneira eficaz de fazer a gestão e a utilização de dados disponíveis. Pode ter certeza de que a concorrência tem.

Mas este não é um artigo para alarmar, é um artigo para resolver.

Por isso, confira essas 5 maneiras de aumentar a eficiência da sua gestão de dados e transforme a sua organização.

O que é eficiência na gestão de dados?

Convém começarmos este artigo explicando o que queremos dizer quando afirmamos que há maneiras de aumentar a eficiência na gestão de dados.


Bem, entende-se por uma gestão eficiente, aquela que é capaz de:

  1. Identificar as jóias da coroa, ou seja, quais são os dados mais importante para a operação fluir com sucesso;
  2. Catalogar, gerenciar e monitorar os dados;
  3. Garantir dados confiáveis a empresa melhorando a qualidade por meio de soluções de Data Quality e Enriquecimento de Dados;
  4. Disponibilizar para o consumo informações corretas, somente as pessoas que necessitam e garanta que esteja disponível sempre que ela for necessária;
  5. Contar um profissional da área de dados como, por exemplo: Chief Data Officer ou criar um comitê, formado por um líder de cada área para cuidar das questões relacionadas à gestão dos dados;
  6. Definir as políticas de gestão de dados (coleta, armazenamento, acesso, consumo, transferência e descarte) e compartilhe com a empresa;
  7. Retirar insights poderosos dos dados disponíveis;

E por mais que estes 6 elementos pareçam simples à primeira vista, a realidade é que as empresas do mundo todo ainda sofrem muito quando o assunto é gestão de dados.


Segundo pesquisa da Gartner, estima-se que cerca de 45% das empresas mundiais façam um uso pobre dos dados disponíveis em seus databanks. 

Aqui vão dicas para você fazer parte dos 55% vencedores desta conta.

Concentre-se nos dados vitais para a organização

Já que estamos falando de um processo internalizado, ou seja, da sua equipe fazer a gestão dos dados. Então aconselhamos que vocês se concentrem nos dados que são vitais para a organização.


Por exemplo, se a sua empresa trabalha com estratégias de marketing digital, informações como idade, endereço, entre outras, são relevantes. Contudo, para uma empresa de cobranças, por exemplo, o mais importante está no telefone, ou nos canais de contato. Se você é uma empresa de Seguros de celular, o IME é uma informação importante para coletar.

Saiba quem são os donos dos dados na sua organização

Isso é um problema enorme e pode gerar confusões até com a LGPD. Há casos de empresas que contam com uma infinidade de informações, espalhadas pela empresa, onde cada área cuida dos seus dados, mas elas estão em duplicidade, incompletas e não conseguem ter uma visão 360. Para piorar, muitas vezes não sabem quem são os donos dos dados em cada área.


E aqui, quando falamos em donos, estamos dizendo que é importante ter uma pessoa em cada área responsável pelos dados e uma pessoa responsável na empresa que coordene toda a gestão dos dados entre a área operacional e os executivos.


Isso é importante para que você possa extrair melhores resultados ao utilizar os dados disponíveis na empresa.

Eficiência e qualidade andam juntas

Não adianta elaborar uma estratégia de gestão de dados se não há também uma estratégia de atualização e enriquecimento dos dados da sua empresa, por exemplo, se ela durar mais do que 4 meses. Já que segundo estatísticas um cadastro se desatualiza 2% a cada mês e 24% ano ano. 

Gestão de Dados exige comprometimento total

A gestão de dados não é uma “faxina” feita de tempos em tempos no seu banco de dados, enquanto a empresa continua trabalhando normalmente.


Trata-se de um processo de longo prazo que deve ser feito e refeito paulatinamente. Ainda mais quando pensamos na gestão dos dados da empresa como um todo e não somente nos dados cadastrais, conforme conversamos no item anterior.


Por isso, abandone a mentalidade de “preciso marcar um dia para corrigir o banco de dados” e abrace a nova maneira de trabalhar: a gestão dos dados é algo diário, que precisa fazer parte da rotina operacional da empresa.

Não faça tudo por conta, peça ajuda para fazer a gestão de dados

A última dica é aquela que vai trazer mais vantagens, com o menor custo e os melhores resultados.


Você pode contar com uma empresa para fazer a gestão de dados da sua organização. Com isso, a sua equipe pode respirar aliviada e focar somente no core business da sua empresa.

Quer saber mais sobre as soluções da Everon? Clique aqui e conte mais sobre como funciona a sua gestão de dados hoje. A nossa equipe está pronta para tirar todas as suas dúvidas.


Agradecemos a leitura e até mais! 

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
  • Business Performance
  • Cobrança
  • Data-Driven
  • DPO
  • Enriquecimento e Atualização de Dados
  • ID Check
  • Localização de Devedores
  • Marketing e Vendas
  • Outsourcing TI
  • Segurança e Privacidade
  • Sem categoria
  • Tecnologia e inovação
  • Tecnologia e Transformação Digital
Facebook Instagram Linkedin Youtube Whatsapp Blog

Copyright © 2022 LMSMart by Pixelcurve. All Rights Reserved

Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. Leia mais
ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR