Eficiência na gestão de dados se tornou ponto chave para diferenciar as empresas que conseguem os melhores resultados, os melhores clientes e os grandes negócios.
Com o surgimento dos marketplaces, aumento de negócios virtuais (E–commerce) e de pessoas consumindo online durante a pandemia, aumentou-se o tráfego de dados e com isso, aumentou a demanda por coletar e analisar dados e tomar decisões. Com isso, ser uma empresa Data Driven deixou, faz muito tempo, de ser algo do futuro e agora deve fazer parte do dia a dia de todas as organizações.
Entenda, se a sua organização não conta com uma maneira eficaz de fazer a gestão e a utilização de dados disponíveis. Pode ter certeza de que a concorrência tem.
Mas este não é um artigo para alarmar, é um artigo para resolver.
Por isso, confira essas 5 maneiras de aumentar a eficiência da sua gestão de dados e transforme a sua organização.
O que é eficiência na gestão de dados?
Convém começarmos este artigo explicando o que queremos dizer quando afirmamos que há maneiras de aumentar a eficiência na gestão de dados.
Bem, entende-se por uma gestão eficiente, aquela que é capaz de:
- Identificar as jóias da coroa, ou seja, quais são os dados mais importante para a operação fluir com sucesso;
- Catalogar, gerenciar e monitorar os dados;
- Garantir dados confiáveis a empresa melhorando a qualidade por meio de soluções de Data Quality e Enriquecimento de Dados;
- Disponibilizar para o consumo informações corretas, somente as pessoas que necessitam e garanta que esteja disponível sempre que ela for necessária;
- Contar um profissional da área de dados como, por exemplo: Chief Data Officer ou criar um comitê, formado por um líder de cada área para cuidar das questões relacionadas à gestão dos dados;
- Definir as políticas de gestão de dados (coleta, armazenamento, acesso, consumo, transferência e descarte) e compartilhe com a empresa;
- Retirar insights poderosos dos dados disponíveis;
E por mais que estes 6 elementos pareçam simples à primeira vista, a realidade é que as empresas do mundo todo ainda sofrem muito quando o assunto é gestão de dados.
Segundo pesquisa da Gartner, estima-se que cerca de 45% das empresas mundiais façam um uso pobre dos dados disponíveis em seus databanks.
Aqui vão dicas para você fazer parte dos 55% vencedores desta conta.
Concentre-se nos dados vitais para a organização
Já que estamos falando de um processo internalizado, ou seja, da sua equipe fazer a gestão dos dados. Então aconselhamos que vocês se concentrem nos dados que são vitais para a organização.
Por exemplo, se a sua empresa trabalha com estratégias de marketing digital, informações como idade, endereço, entre outras, são relevantes. Contudo, para uma empresa de cobranças, por exemplo, o mais importante está no telefone, ou nos canais de contato. Se você é uma empresa de Seguros de celular, o IME é uma informação importante para coletar.
Saiba quem são os donos dos dados na sua organização
Isso é um problema enorme e pode gerar confusões até com a LGPD. Há casos de empresas que contam com uma infinidade de informações, espalhadas pela empresa, onde cada área cuida dos seus dados, mas elas estão em duplicidade, incompletas e não conseguem ter uma visão 360. Para piorar, muitas vezes não sabem quem são os donos dos dados em cada área.
E aqui, quando falamos em donos, estamos dizendo que é importante ter uma pessoa em cada área responsável pelos dados e uma pessoa responsável na empresa que coordene toda a gestão dos dados entre a área operacional e os executivos.
Isso é importante para que você possa extrair melhores resultados ao utilizar os dados disponíveis na empresa.
Eficiência e qualidade andam juntas
Não adianta elaborar uma estratégia de gestão de dados se não há também uma estratégia de atualização e enriquecimento dos dados da sua empresa, por exemplo, se ela durar mais do que 4 meses. Já que segundo estatísticas um cadastro se desatualiza 2% a cada mês e 24% ano ano.
Gestão de Dados exige comprometimento total
A gestão de dados não é uma “faxina” feita de tempos em tempos no seu banco de dados, enquanto a empresa continua trabalhando normalmente.
Trata-se de um processo de longo prazo que deve ser feito e refeito paulatinamente. Ainda mais quando pensamos na gestão dos dados da empresa como um todo e não somente nos dados cadastrais, conforme conversamos no item anterior.
Por isso, abandone a mentalidade de “preciso marcar um dia para corrigir o banco de dados” e abrace a nova maneira de trabalhar: a gestão dos dados é algo diário, que precisa fazer parte da rotina operacional da empresa.
Não faça tudo por conta, peça ajuda para fazer a gestão de dados
A última dica é aquela que vai trazer mais vantagens, com o menor custo e os melhores resultados.
Você pode contar com uma empresa para fazer a gestão de dados da sua organização. Com isso, a sua equipe pode respirar aliviada e focar somente no core business da sua empresa.
Quer saber mais sobre as soluções da Everon? Clique aqui e conte mais sobre como funciona a sua gestão de dados hoje. A nossa equipe está pronta para tirar todas as suas dúvidas.
Agradecemos a leitura e até mais!