Vazamento de dados e informações, sequestros de banco de dados, perda de dados e informações, infecções por vírus, são uns dos mais sérios problemas enfrentados por qualquer empresa na atualidade. Situações como as citadas anteriormente, podem impactar altamente um negócio, chegando ao ponto de eliminá-lo completamente do mercado. Sendo assim, vamos falar hoje sobre 7 riscos a evitar em seu banco de dados para evitar situações desagradáveis como estas e manter seu negócio seguro e sua operação contínua.
Tome nota: Dados e informações, são os ativos mais importantes de qualquer negócio, sem eles sua organização não é nada.
Um banco de dados, centraliza grande parte das informações da maioria das Organizações no mercado. Isto torna este ativo tão importante a ponto de existirem Cyber Criminosos hoje, sequestrando bancos de dados e pedindo resgate para devolver o acesso as informações. Isso ocorre no mundo todo.
Risco 1 – Ausência de Política de Backup
A falta de conhecimento para organizar uma política eficaz de Backup com diretrizes que oriente a organização sobre quais, recursos, medidas técnicas e organizacionais são necessárias para manter o seu banco de dados disponível é um dos principais erros que administradores de TI cometem.
Note que estamos falando sobre Política de Backup, não apenas em cópias simples das bases de dados.
É preciso entender, que em um mundo orientado por dados, o backup vai além de apenas salvar os arquivos em um local seguro. Hoje um backup estruturado e bem pensado, representa mais do que ter os dados disponíveis quando necessário. É preciso entender em que momento do tempo é preciso restaurar estes dados, quanto tempo de informação a organização pode perder, quanto tempo os dados podem estar offline, entre outras coisas.
De pouco adianta ter um backup feito 4 meses atrás, se os dados já foram manipulados e modificados. O backup se torna irrelevante, e extremamente ineficaz para o negócio.
Risco 2 – Licenciamento Inadequado ou Ausência do Mesmo
Esse problema não deveria nem sequer fazer parte de uma empresa séria, mas infelizmente existe e é muito mais comum do que imaginamos. Acontece que muitas organizações utilizam aplicativos e softwares não licenciados ou com licenciamento inadequado, sem se dar conta que esta prática, pode ser considerada PIRATARIA e pode gerar multas altíssimas para o negócio.
Seja por descuido da equipe de TI, ou por má fé dos profissionais internos, empresas que utilizam softwares piratas estão na linha de frente para sofrer grandes sanções e além de prejuízos financeiros, sofrerem com questões técnicas como uma invasão ao sistema, um vazamento de dados, indisponibilidade total do negócio, etc.
É muito importante ressaltar que um Sistema de Banco de Dados, assim como qualquer outro sistema, precisa de atualizações periódicas para melhora de performance, correções de bugs e vulnerabilidades, correções de segurança e assim por diante.
Para estar em dia e minimizar estes riscos é fundamental que o licenciamento esteja em CONFORMIDADE pois somente assim os fabricantes fornecerão o suporte necessário para problemas como os mencionados anteriormente e somente assim os administradores responsáveis pelo banco de dados, poderão manter o sistema em dia com as questões quem podem gerar impactos na operação do mesmo.
Risco 3 – Dimensionamento incorreto
Aqui está o terceiro maior problema encontrado em grande parte das organizações. Falta de estudo e entendimento das reais necessidades do negócio, gera a falta de um correto dimensionamento de infraestrutura para suporte e operação do banco de dados.
O correto dimensionamento do banco de dados, não diz respeito somente ao espaço para armazenamento das informações, é preciso considerar também:
- Capacidade de memória utilizada pelas operações do banco de dados;
- Quantidade de processadores disponíveis para esse processamento;
- Espaço em disco e capacidade de processamento dos mesmos para escrita e leitura dados e informações;
- Quantidade de sessões que podem ser tratadas pela aplicação;
- Preparação do sistema operacional que hospeda o banco de dados;
- Capacidade de rede para troca de informações entre banco e aplicação.
Existem outros pontos mais a serem considerados porém é muito importante obter o apoio de um especialista. Clique aqui e solicite um contato.
Risco 4 – Versões desatualizadas dos de softwares auxiliares
Outro risco a ser considerado e que é de extrema importância para a saúde e estabilidade do banco de dados, é a atualização de softwares e sistemas necessários para manter a segurança e funcionalidade do mesmo.
Um banco de dados para se manter estável e seguro depende de uma série de outros softwares e principalmente do sistema operacional, que por sua vez precisa de um bom, antivírus para proteger as informações armazenadas nele.
Risco 5 – Falta de monitoramento
Não existe sistema no mundo que dispense o monitoramento atento de equipes especializadas para se manter de forma estável. O monitoramento tem como principal objetivo prevenir incidentes e problemas e proporcionar insumos para atuarmos de forma proativa. Ele ainda é o maior aliado de qualquer Gestor de Tecnologia.
Atuar de forma preventiva não só traz mais valor ao negócio como evita desperdícios e gastos desnecessários.
Por isso, se você não conta com um profissional 100% dedicado ao banco de dados, aconselhamos que comece a pensar nessa questão.
Quer saber mais? Contate um especialista.
Risco 6 – Falta de investimento em sistemas de segurança
Acredite ou não, mas há empresas que nos dias de hoje, ainda não contam com sistemas de antivírus, firewalls, sistemas IPD/IDS para prevenção e detecção de intrusão, não fazem a gestão correta de atualizações de patches de segurança e gestão de vulnerabilidades entre outras coisas. São organizações que estão vulneráveis e podem sofrer uma invasão a qualquer momento.
Fique atento. Fale com nossos especialistas.
Risco 7 – Falta de redundância
Ter redundância de um banco de dados, pode ser caro, isto claro, dependendo do tamanho da sua organização e da necessidade do seu negócio. Isto significa ter infraestrutura como servidor, sistema operacional, licenciamento e outros recursos em dobro a fim de manter um outro sistema de banco de dados online para caso o principal falhe. Desta forma em um eventual incidente o sistema secundário assume totalmente o papel do outro (Servidor Principal) a fim de disponibilizar o acesso as informações para sistemas e aplicações.
Deixar um sistema indisponível, devido a indisponibilidade de um banco pode gerar mais prejuízos do que investir na alta disponibilidade do mesmo. A redundância pode evitar altas perdas financeiras bem como riscos de imagem na sua organização, Mais é muito importante lembrar, faça uma avaliação criteriosa para saber o quanto deve investir e qual a real necessidade deste recurso para a sua empresa.
Quer manter o seu databank protegido?
O auxílio de uma empresa especialista em gestão de dados é fundamental para manter o seu banco de dados atualizado e protegido.
Entre em contato conosco e conheça nossas soluções.
Agradecemos a leitura e até a próxima!