É isso mesmo o que você leu, segundo matéria publicada na revista Exame, 95% das empresas não sabem o que fazer para obter mais resultados com os dados que elas utilizam diariamente.
Isso significa que elas têm uma aplicação fixa para os dados, mas não sabem como potencializar os resultados, ou até mesmo quais são outras utilizações para essas informações.
Empresas não sabem usar Big Data?
Quem lê essa matéria pode se assustar, afinal de contas, o termo Big Data já tem mais de 40 anos. E a Internet de alta velocidade, com inúmeras ferramentas de coleta de Dados, já está chegando aos seus 12 anos de existência (se colocarmos 2011 como um ano chave).
Por que, mesmo após tanto tempo, as empresas sofrem para trabalhar com Big Data?
Simples. Porque quantidade não é sinônimo de qualidade. Ainda mais quando falamos em gestão de dados.
Onde está o gargalo destas empresas?
Segundo um estudo feito pela The Economist Intelligence Unit, grande parte dos presidentes das empresas concordam que existe uma importância estratégica para o uso do Big Data.
Mas, o mesmo estudo prova que poucos entendem realmente como estes Dados são aplicados e quais estratégias geram mais resultados.
Ou seja, grande parte dos líderes incentivam a coleta de dados, seja por formulários, telefone, estratégias de marketing, entre outras. Mas, depois, não têm conhecimento do que pode ser feito com essas informações.
Onde está o desafio?
Em pesquisa recente apresentada no mesmo estudo, 395 diretores e presidentes de grandes empresas ao redor do mundo tinham pouco ou nenhum conhecimento sobre uso de Big Data.
Destes, apenas 48% dos executivos apresentaram ferramentas úteis o bastante para tirar todo o proveito de suas estratégias de Big Data.
Contudo, destes, 75% disseram que não conseguem firmar negócios sem a presença do Big Data. E mesmo não tirando proveito das estratégias como deveriam ser, suas empresas fazem o “uso corriqueiro” dos dados, como no Marketing, entre outros.
O que fazer para se distanciar dessa multidão
Todos os dados apresentados neste artigo são dos últimos 5 anos. O que mostra que ainda temos um longo caminho ao falar de Big Data.
Entretanto, se você pretende tornar a sua empresa diferente, então mergulhe fundo em uma realidade Data-Driven.
Ou seja, torne esse assunto parte do dia a dia da sua empresa.
Mais do que falar apenas de gestão de dados, você precisa viver a realidade orientada por dados.
Como se tornar uma empresa Data-Driven?
Quer se tornar uma empresa do futuro que atua com informações embasadas por Dados? Então, clique aqui e conheça mais sobre a Everon.
Somos uma empresa Data-Oriented que trabalha há mais de 20 anos na gestão de dados, na qualidade de dados cadastrais, na análise de dados e na implementação de diretrizes que tornam o trabalho com os dados muito mais fluído e direto.
Tem mais, também somos especialistas em adequação à LGPD e outras soluções que somente uma empresa 100% Orientada a Dados é capaz de oferecer.
Acesse o nosso site e conheça todas as soluções Everon. Venha fazer parte dos 5% das empresas que utilizam dados em sua potência máxima.