Inteligência de Dados é o nome dado para um conjunto de investimentos e ações que aumentam as capacidades gerenciais da sua empresa. Falando de maneira resumida: é como trazer um novo conceito, processos e profissionais capazes de trabalhar, criar indicadores, analisá-los e inferir insights utilizando os dados disponíveis na sua organização.
“Você não gerencia o que você não mede, você não mede o que você não define, você não define o que você não entende e não há sucesso no que você não gerencia”
William Edwards Deming.
Mas, para ter uma boa solução de inteligência de dados você precisa saber como ela acontece, quais são seus benefícios e porque ela é tão importante para o mundo moderno.
E são essas pautas que eu trago hoje. Então, continue a leitura e você vai saber tudo o que precisa sobre Inteligência de Dados nas empresas.
Por que é importante investir em inteligência de dados?
Uma enorme fatia do mercado já percebeu como o investimento em inteligência de dados é necessário para sucesso e rentável para as empresas. Afinal, o uso de informações ajuda a empresa obter mais eficiência na sua gestão, aumentar a receita e diminuir a incidência de erros e campanhas de marketing são bem mais sucedidas; o que por sua vez, reduz custos e perda de tempo.
Segundo um estudo da Zebra Technologies, os investimentos em inteligência de dados em 2021 foram 45% maiores que os registrados no ano anterior. E a tendência é que esses números continuem subindo.
Portanto, uma empresa que não percebe o valor desse tipo de investimento ficará ultrapassada. Além disso, quanto antes você adotar a transformação digital, melhores serão os resultados. Toda estratégia de marketing pode se valer das informações geradas.
Como a Inteligência de Dados é usada?
Basta imaginar que poucos anos atrás as planilhas de Excel seriam todos os dados que uma empresa teria. Antes disso, essas informações estariam em papéis, CDs e Disquetes, guardados em armários, entre outros.
Hoje, com o aumento no volume de dados gerados é necessário o uso de sistemas CRM, ERP, BI e ferramentas analíticas, que vieram para substituir esses métodos até arcaicos de lidar com tantas planilhas e grandes massas de dados.
Essas ferramentas são extremamente úteis para as empresas, pois são capazes de armazenar, gerenciar e analisar uma quantidade absurda de dados. Mais do que qualquer planilha de Excel ou ficha de papel seria capaz de fazer.
Contudo, uma modernização assim tão potente exige o apoio de empresas profissionais com experiência em ingestão, gestão e análise de dados, entre outros conhecimentos.
Logo, o que era simples antes e poderia ser ensinado e operado por qualquer pessoa, hoje pede profissionais específicos, ou seja, capazes de fazer o trabalho.
Daí a Inteligência de Dados, pois se trata justamente de trazer conhecimento, metodologia, processos e profissional para dentro da sua empresa e assim, ser capaz de coletar, armazenar, gerenciar, acessar, analisar, criar indicadores e análises que serão utilizada para tomar decisões eficazes e seguras.
Principais benefícios da Inteligência de Dados para uma empresa
Se o texto acima não te convenceu, aqui vão outros argumentos que mostram como uma empresa sem Inteligência de Dados está parada no tempo.
Veja, os principais benefícios dessa solução, são:
- Inovação;
- Aumento de competitividade;
- Eficiência;
- Desempenho.
Vou falar sobre cada uma dessas vantagens em detalhes.
Inovação
Não existe inovação sem a presença da tecnologia. E a Inteligência de Dados traz para dentro da sua organização o que há de mais sofisticado em termos de gestão e eficiência no uso das tecnologias.
Por isso, uma empresa capaz de fazer a correta leitura do mercado (por meio dos dados), também pode antever os desejos dos seus consumidores, e assim propor inovações que lidem diretamente com essas dores.
Já foi o tempo em que as organizações apenas “testavam” soluções. Hoje, com uma boa gestão de dados, você é capaz de antever os resultados das suas ações (seja de marketing, seja de lançamento de produtos) e potencializar os resultados.
Competitividade
Imagine uma disputa entre duas empresas: uma delas tem informações sólidas sobre os consumidores, sobre os balanços da economia, sobre as disponibilidades dos fornecedores e sobre os canais de distribuição. A outra empresa não tem nada disso.
Qual das duas iria vencer?
Pode parecer até absurdo, mas uma empresa sem Inteligência de Dados está operando no escuro. Completamente vulnerável, enquanto as empresas que investem nessa solução possuem uma vantagem competitiva real.
Eficiência
O universo dos dados é eficiente, pois ele diminui o gap entre “o que eu quero fazer” e “a forma correta para que isso seja feito”. Com os dados corretos, utilizando estratégias certeiras, é possível até mesmo prever a margem de erro de uma ação, ou de um lançamento de produto, por exemplo.
O mercado deixa de ser um universo composto por tentativa e erro, e passa a ser um campo onde há um controle sólido sobre cada passo, além de tudo, cada erro é absorvido e transformado em mais conhecimento ainda.
Desempenho
O que, finalmente, nos leva ao desempenho. Se estamos trabalhando em uma empresa inovadora, competitiva e eficiente, então estamos atuando em alto desempenho.
A Inteligência de Dados é importante para suprimir gargalos e erros operacionais, tornando o dia a dia das empresas muito mais fluido e eficaz.
Tem interesse em levar Inteligência de Dados para dentro da sua empresa, mas não sabe como isso pode ser feito? Entre em contato comigo e me conte mais sobre a sua organização.
Nós vamos bater um papo onde eu vou te explicar todos os processos que envolvem o investimento em uma solução de Inteligência de Dados.
Agradeço a leitura e até breve!