Alguma vez você se viu à frente de um novo desafio e precisando de profissionais capacitados para apoiá-lo e fazer o projeto acontecer ou então os seus profissionais tiveram que parar o que estavam fazendo para resolverem problemas no servidor, no banco de dados, nos dados ou até na conexão da internet, entre outros? Já notou como isso consome horas importantes do dia e tira a concentração de pessoas que deveriam estar focadas em outras coisas? São problemas que podem ser resolvidos com Outsourcing de TI.
Pois é. É sobre isso que eu quero falar hoje. O Outsourcing de TI é uma estratégia que melhora, e muito, o desempenho da sua empresa.
Você vai entender como isso acontece e se essa solução serve para a sua empresa.
O que é Outsourcing de TI?
Outsourcing é o conceito utilizado para a terceirização de serviços de tecnologia, profissionais de TI ou processos de trabalho e gestão. Essa medida se tornou comum nos últimos anos, com a globalização e a expansão das empresas. Aliadas à descentralização dos escritórios.
Ou seja, é comum que empresas hoje tenham a sua equipe de TI em um lugar, o RH em outro, a Contabilidade em um terceiro, etc.
Neste sentido, o Outsourcing de TI é o investimento em uma empresa parceira que irá lhe ajudar a contratar os profissionais certos, avulsos ou por squads, por área de atuação, nível de experiência, expectativa salarial, localização, home office ou in loco ou então ficarão responsáveis por um projeto, ou por um processo de trabalho ou até mesmo por uma área da sua empresa. O que reduz custos, garante agilidade, eficiência e dá liberdade para que seus colaboradores e a sua empresa possam focar no seu core business do seu empreendimento, sem perderem energia.
Principais benefícios do Outsourcing de TI
Posso dizer que os benefícios mais marcante do Outsourcing de TI é a agilidade com que sua empresa irá desenvolver a sua ideia, e colocá-la em prática e a inteligência (Know-how), com a aquisição de novas competências. Sobretudo quando falamos da gestão de dados e de soluções em tecnologia da informação.
Além deste benefício, o Outsourcing de TI traz vantagens, como:
- Maior custo/benefício;
- Agilidade na execução de um novo projeto;
- Gestão, monitoramento e confiabilidade na resolução das demandas;
- Flexibilidade;
- Capacidade de expansão;
- Segurança de Dados e de Informação em conformidade com a LGPD.
Vou falar sobre algumas dessas qualidades em detalhes.
Agilidade em realizar um projeto
Você tem o projeto e nós temos os melhores profissionais para garantir os melhores resultados para a sua iniciativa, projeto ou garantir o seu processo de trabalho interno.
Procedemos com o máximo de eficiência para ajudá-lo a desenvolver a sua ideia, e tirar o seu projeto do papel ou sustentar um processo de trabalho ou área.
Segurança de Dados e Informações
A Lei Geral de Proteção de Dados tem arrancado os cabelos dos gestores e líderes, já que eles ficam confusos sobre a sua aplicação e as formas de manter um Compliance de Dados efetivo.
Com o Outsourcing de TI você terá uma equipe de DPO as a Service, especializada em diversos elementos que envolvem a gestão de privacidade de dados pessoais, entre eles a adequação à LGPD.
Monitoramento e Disponibilidade de TI
Problemas no sistema não avisam quando vão acontecer, eles apenas acontecem. Com o monitoramento adequado você terá respostas muito mais rápidas e dificilmente terá que ficar com a equipe parada.
Se em algum momento a sua empresa perdeu horas importantes de trabalho pois “estava sem sistema”, então você sabe do que eu estou falando. E o monitoramento é capaz de evitar e corrigir essa situação em tempo recorde.
Confiabilidade na resolução das demandas
Toda empresa depende do setor de TI para continuar trabalhando a todo vapor. Entretanto, nem toda empresa é capaz de resolver os sistemas e/ou demandas que surgem quando algo dá errado.
Com o Outsourcing de TI você tem um profissional capaz de resolver os problemas mais comuns e sugerir soluções que colaboradores de outras áreas não seriam capazes. Ou seja, ele pode, inclusive, documentar seus processos, resolver aquele probleminha de cadastro que sempre surge, ou garantir que os documentos salvos estejam nos lugares corretos, entre outras questões.
Será que o Outsourcing de TI é para a sua empresa?
Para saber a resposta para essa pergunta você deve fazer outros questionamentos, como:
- Temos conhecimento e mão de obra suficiente para executar e sustentar o projeto ou processo de negócio ou a área?
- Temos os profissionais necessários para início e conclusão do projeto?
- Meus colaboradores têm queixas recorrentes de que não dão conta da demanda?
- Os dados da minha empresa estão seguros?
- Corro o risco de sofrer ataques cibernéticos?
- Meus profissionais perdem tempo cuidando de assuntos que não fazem parte das obrigações deles, mas que são importantes para a TI?
Se a resposta para qualquer uma das perguntas acima for sim, então o Outsourcing de TI é para a sua empresa.
Gostou desta solução e gostaria de saber mais sobre o assunto? Então, entre em contato comigo e me conte um pouco mais sobre as suas necessidades. Minha equipe está pronta para te ajudar.
Agradeço a leitura e até a próxima!