Everon – Data Transform Business

default-logo
FALE COM UM ESPECIALISTA
+55 (11) 94249-3282
FALE COM UM ESPECIALISTA

Seja bem-vindo ao blog da Everon

Confira conteúdos semanais para você aplicar todo
o potencial dos Dados em seu negócio.

5 erros de cadastros que acabam com o banco de dados da sua empresa

  • everon
  • 16/08/2022
  • 17:55
  • Sem comentários

Na hora de fazer o processo de cadastro de clientes e colaboradores, como vocês garantem que tudo fique organizado e certinho? Já percebeu que alguns erros de cadastro simples, como: esquecer de colocar o primeiro nome, digitar em caixa alta, usar acentos errados, pode prejudicar muito o processo.

Isso acontece todos os dias. Um cliente chega e pede o serviço, o atendente vai analisar se o cliente já está cadastrado e não consegue encontrar os dados. Faz um novo cadastro e pronto. Depois, descobre-se que o cadastro anterior estava lá sim, só que sem o primeiro nome, ou com algum acento errado na escrita.

E isso se repete várias e várias vezes, prejudicando a integridade do banco de dados e acabando até com a paciência dos clientes.


Hoje vou explicar os 5 erros de cadastro que acabam com o banco de dados de qualquer empresa. Vem comigo! 

  1. Falta de padronização

Esse é o mais forte, aquele que acaba com qualquer banco de dados: quando o cadastro é feito sem um padrão. Ou seja, quando o operador do cadastro segue uma forma que ele acredita ser a mais correta.

Para evitar esse problema, você deve:

  • Criar um passo a passo de cadastro;
  • Treinar os colaboradores até que eles tenham aprendido esse passo a passo;
  • Garantir que todos os cadastros sejam feitos com as mesmas informações, na mesma ordem, usando as mesmas técnicas.

Ou seja, se no passo a passo estiver “jamais escreva em caps lock”, então cadastros com letras em caixa alta devem ser corrigidos no ato. 

Então, não adianta abrir exceções, pois são elas que vão poluir o banco de dados depois. 

  1. Informações desatualizadas

O segundo erro é deixar o cadastro lá sem atualizar as informações. E aqui é preciso, mais uma vez, ter o treinamento correto para garantir que a equipe saiba o que fazer.


Vamos imaginar que estamos falando de uma farmácia, e o consumidor já cadastrado deseja comprar um produto. 

O operador de caixa pode dizer “vejo aqui que você mora no endereço tal, está certo? E o telefone também é o mesmo? Assim como o e-mail?”.

Essa frase rápida e simples já irá eliminar uma das maiores dores de cabeça do cadastro, que é ter o e-mail e o endereço desatualizados. 

  1. Desorganização na obtenção dos dados

Esse erro faz parte da primeira dica, mas ele se desdobra de algumas maneiras diferentes aqui. Normalmente, um cadastro começa com a pergunta “nome?”, o que gera uma confusão.

Pessoas com nome composto sempre vão responder a essa pergunta utilizando aquele que mais estão acostumadas. Então, a Ana Luiza pode dizer apenas “Luiza”. E o cadastro é feito em nome de Luiza.

No futuro, ela poderá dizer “Ana” e aí teremos 2 cadastros para a mesma pessoa. Um erro.

Portanto, padronize as perguntas. Via de regra, a pergunta do nome deve ser “qual é o seu nome completo, por favor?”. E  todas as perguntas precisam ser claras e específicas assim. 

  1. Profissionais sem treinamento e mentalidade Data-Driven

Tudo isso desemboca em um quarto erro, que são os profissionais sem treinamento. Logo, que não estão preparados para lidar com essa coleta de dados.

Pior, há também os colaboradores sem a mentalidade Data-Driven, ou seja, eles não sabem por que devem coletar os dados e não valorizam essa informação.

Uma cultura Data-Driven é importante para garantir que todos entendam o quão preciosos são estes dados para a empresa. 

  1. Não fazer a validação automática do cadastro

Por fim, uma dica mais técnica, mas que também é importante. A validação automática dos dados de cadastro pode ser feita pela plataforma de gerenciamento de dados. 


Essa validação compara os dados coletados com outros dados presentes no sistema. Vamos imaginar que um cadastro esteja sendo feito com um CPF que já está presente no sistema, isso evita a duplicação das informações.

Chegamos ao fim do artigo. Esses são os 5 erros mais comuns em dados cadastrais e o que você pode fazer para evitá-los.


Está com dificuldades para colocar essa solução em prática? Me mande uma mensagem e conte mais sobre a sua empresa. Minha equipe está disponível e pronta para prestar auxílio.


Agradeço a leitura e até breve!

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
  • Business Performance
  • Cobrança
  • Data-Driven
  • DPO
  • Enriquecimento e Atualização de Dados
  • ID Check
  • Localização de Devedores
  • Marketing e Vendas
  • Outsourcing TI
  • Segurança e Privacidade
  • Sem categoria
  • Tecnologia e inovação
  • Tecnologia e Transformação Digital
Facebook Instagram Linkedin Youtube Whatsapp Blog

Copyright © 2022 LMSMart by Pixelcurve. All Rights Reserved

Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. Leia mais
ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR