Everon – Data Transform Business

default-logo
FALE COM UM ESPECIALISTA
+55 (11) 94249-3282
FALE COM UM ESPECIALISTA

Seja bem-vindo ao blog da Everon

Confira conteúdos semanais para você aplicar todo
o potencial dos Dados em seu negócio.

5 dicas para criar uma cultura Data-Driven na sua empresa

  • everon
  • 04/08/2022
  • 15:43
  • Sem comentários

Imagine uma empresa capaz de usar os dados e as informações coletadas em diversos canais para potencializar as ações do dia a dia e melhorar os resultados? Essa é a realidade das empresas com cultura Data-Driven.

Hoje eu vou conversar com você sobre o que é essa cultura, como ela nasceu nas empresas e quais são os passos para nutrir estes elementos na sua organização.

Sem demora. Vamos começar!

O que é uma Cultura Data-Driven?

Chamamos de Cultura Data-Driven o conjunto de ações e estratégias presentes nas organizações orientadas por dados. Ou seja, é quando uma corporação deixa de ser vítima do “achismo” e passa a confiar nos dados para tomar decisões e definir estratégias.


Ao longo dos últimos 20 anos, com as plataformas de dados ficando cada vez mais sofisticadas e a internet ocupando grande parte da vida das pessoas, a cultura Data-Driven deixou de ser opcional e passou a ser uma questão de sobrevivência.


É fato que: até 2030 as empresas que ainda não souberem lidar com Dados correm sérios riscos de serem esquecidas. Ao menos é o que apontam as publicações da prestigiada Harvard Business School.

Quais são os 5 passos para implementar uma cultura Data-Driven na sua empresa?

Mas, se a Cultura Data-Driven é tão importante, então as empresas brasileiras (e mundiais) devem ter passos sólidos para colocá-la em ação, certo?

Sim, mas infelizmente não é o que acontece.

Ainda segundo a HBS, mais de 56% das empresas no mundo não possuem estratégias sólidas para gestão de dados ou não possuem uma Cultura Data-Driven (quando todos os profissionais envolvidos nos processos são orientados por dados, não por opiniões.)

Isso traz dois lados:

  • As empresas que souberem lidar com dados estarão à frente da concorrência;
  • Uma empresa com Cultura Data-Driven pode se tornar líder em seu nicho em pouco tempo.

Os passos para criar essa cultura, são:

  1. Definir seu objetivo;
  2. Envolver todos os profissionais da empresa;
  3. Contar com uma equipe qualificada;
  4. Definir KPIs;
  5. Contar com uma ótima ferramenta de processamento e análise de dados.

Deixa eu falar sobre cada um deles em mais detalhes.

  1. Definir seu objetivo


Esta é simples, a oferta de dados é vasta e bem diversificada, entretanto, você pode se perder caso não tenha um objetivo claro em mente. Por isso, trace metas, que podem ser tão costumeiras quanto “aumentar em 15% as vendas” ou ambiciosas, como “tornar líder no seu nicho em menos de 5 anos”.

2. Envolver todos os profissionais da empresa

A cultura da empresa só existe quando todos os profissionais praticam ela. Do contrário, ela é apenas o hábito de alguns líderes.


Portanto, se você deseja fomentar uma Cultura Data-Driven na sua empresa, precisa envolver todos os profissionais de todos os departamentos. Até mesmo o setor criativo tem que entender a importância dos dados e a relevância destes para as tomadas de decisões.

3. Contar com uma equipe qualificada

Outro ponto importante, a Cultura Data-Driven não irá nascer da noite para o dia e é bem pouco provável que você consiga implementar essa mudança tão grande sem a ajuda de um parceiro. Por isso, contar com empresas qualificadas irá acelerar muito o processo.

4. Definir KPIs

Agora que já temos as bases da nossa Cultura Data-Driven, chegou o momento de escolhermos quais são os KPIs mais importantes para a sua empresa.


Lembrando que estes indicadores chave de desempenho devem ser escolhidos conforme o objetivo estipulado no passo 1.


Ou seja, todo KPI que não traga benefícios (direta ou indiretamente) para o objetivo principal deve ser descartado. 

5. Contar com uma ferramenta eficiente de processamento e análise de dados

Os dados são o combustível da Cultura Data-Driven, mas as ferramentas de processamento e análise são os veículos. Você pode ter gasolina sobrando, mas se o automóvel for difícil de dirigir, muito duro, com os pneus carecas e furados, então você não chegará a lugar algum.

Pense na ferramenta de gestão como o elemento base para tornar todos os planos realidade. E mais, saiba que os profissionais que irão gerenciar essa ferramenta são como os pilotos do avião. Eles guiarão a sua empresa rumo ao destino Data-Driven que você tanto deseja.

Para finalizar, quero deixar uma última dica: conhecimento é o seu melhor aliado no momento de fomentar uma nova cultura para a sua empresa.


Por isso, deixo o convite para que você continue acompanhando o Blog. Estarei sempre trazendo dicas, sacadas e novidades sobre Data-Driven Culture e o universo orientado por dados. https://everondata.com.br/blog/


Agradeço a sua leitura e até a próxima!

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
  • Business Performance
  • Cobrança
  • Data-Driven
  • DPO
  • Enriquecimento e Atualização de Dados
  • ID Check
  • Localização de Devedores
  • Marketing e Vendas
  • Outsourcing TI
  • Segurança e Privacidade
  • Sem categoria
  • Tecnologia e inovação
  • Tecnologia e Transformação Digital
Facebook Instagram Linkedin Youtube Whatsapp Blog

Copyright © 2022 LMSMart by Pixelcurve. All Rights Reserved

Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. Leia mais
ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR