Imagine uma empresa capaz de usar os dados e as informações coletadas em diversos canais para potencializar as ações do dia a dia e melhorar os resultados? Essa é a realidade das empresas com cultura Data-Driven.
Hoje eu vou conversar com você sobre o que é essa cultura, como ela nasceu nas empresas e quais são os passos para nutrir estes elementos na sua organização.
Sem demora. Vamos começar!
O que é uma Cultura Data-Driven?
Chamamos de Cultura Data-Driven o conjunto de ações e estratégias presentes nas organizações orientadas por dados. Ou seja, é quando uma corporação deixa de ser vítima do “achismo” e passa a confiar nos dados para tomar decisões e definir estratégias.
Ao longo dos últimos 20 anos, com as plataformas de dados ficando cada vez mais sofisticadas e a internet ocupando grande parte da vida das pessoas, a cultura Data-Driven deixou de ser opcional e passou a ser uma questão de sobrevivência.
É fato que: até 2030 as empresas que ainda não souberem lidar com Dados correm sérios riscos de serem esquecidas. Ao menos é o que apontam as publicações da prestigiada Harvard Business School.
Quais são os 5 passos para implementar uma cultura Data-Driven na sua empresa?
Mas, se a Cultura Data-Driven é tão importante, então as empresas brasileiras (e mundiais) devem ter passos sólidos para colocá-la em ação, certo?
Sim, mas infelizmente não é o que acontece.
Ainda segundo a HBS, mais de 56% das empresas no mundo não possuem estratégias sólidas para gestão de dados ou não possuem uma Cultura Data-Driven (quando todos os profissionais envolvidos nos processos são orientados por dados, não por opiniões.)
Isso traz dois lados:
- As empresas que souberem lidar com dados estarão à frente da concorrência;
- Uma empresa com Cultura Data-Driven pode se tornar líder em seu nicho em pouco tempo.
Os passos para criar essa cultura, são:
- Definir seu objetivo;
- Envolver todos os profissionais da empresa;
- Contar com uma equipe qualificada;
- Definir KPIs;
- Contar com uma ótima ferramenta de processamento e análise de dados.
Deixa eu falar sobre cada um deles em mais detalhes.
- Definir seu objetivo
Esta é simples, a oferta de dados é vasta e bem diversificada, entretanto, você pode se perder caso não tenha um objetivo claro em mente. Por isso, trace metas, que podem ser tão costumeiras quanto “aumentar em 15% as vendas” ou ambiciosas, como “tornar líder no seu nicho em menos de 5 anos”.
2. Envolver todos os profissionais da empresa
A cultura da empresa só existe quando todos os profissionais praticam ela. Do contrário, ela é apenas o hábito de alguns líderes.
Portanto, se você deseja fomentar uma Cultura Data-Driven na sua empresa, precisa envolver todos os profissionais de todos os departamentos. Até mesmo o setor criativo tem que entender a importância dos dados e a relevância destes para as tomadas de decisões.
3. Contar com uma equipe qualificada
Outro ponto importante, a Cultura Data-Driven não irá nascer da noite para o dia e é bem pouco provável que você consiga implementar essa mudança tão grande sem a ajuda de um parceiro. Por isso, contar com empresas qualificadas irá acelerar muito o processo.
4. Definir KPIs
Agora que já temos as bases da nossa Cultura Data-Driven, chegou o momento de escolhermos quais são os KPIs mais importantes para a sua empresa.
Lembrando que estes indicadores chave de desempenho devem ser escolhidos conforme o objetivo estipulado no passo 1.
Ou seja, todo KPI que não traga benefícios (direta ou indiretamente) para o objetivo principal deve ser descartado.
5. Contar com uma ferramenta eficiente de processamento e análise de dados
Os dados são o combustível da Cultura Data-Driven, mas as ferramentas de processamento e análise são os veículos. Você pode ter gasolina sobrando, mas se o automóvel for difícil de dirigir, muito duro, com os pneus carecas e furados, então você não chegará a lugar algum.
Pense na ferramenta de gestão como o elemento base para tornar todos os planos realidade. E mais, saiba que os profissionais que irão gerenciar essa ferramenta são como os pilotos do avião. Eles guiarão a sua empresa rumo ao destino Data-Driven que você tanto deseja.
Para finalizar, quero deixar uma última dica: conhecimento é o seu melhor aliado no momento de fomentar uma nova cultura para a sua empresa.
Por isso, deixo o convite para que você continue acompanhando o Blog. Estarei sempre trazendo dicas, sacadas e novidades sobre Data-Driven Culture e o universo orientado por dados. https://everondata.com.br/blog/
Agradeço a sua leitura e até a próxima!