Atualizar os dados da sua empresa é uma maneira de garantir que você não perca contato com a realidade da sua carteira de clientes e do seu negócio. Manter os dados atualizados, diminui o atrito com clientes no contato ativo dos times de relacionamento, entregas de comunicação, ofertas, etc… e, claro, ajuda na análise e definição de perfis de clientes. Afinal de contas, todas as suas estratégias são baseadas nas informações que você tem sobre os seus consumidores e suas compras.
Hoje nós vamos apresentar 5 maneiras de você atualizar o seu Databank, ou seja, o seu banco de dados, e assim garantir que as informações estejam completas, íntegras e acessíveis quando forem necessárias.
Ponto importante é lembrar que é extremamente difícil manter a sua base de dados atualizada e prevenir que dados incompletos, errados e nulos sejam salvos nas bases da empresa. Ainda mais se você pretende fazer esse processo manualmente. O que pode ser tornar inviável dependendo da quantidade de registros que precisam ser atualizados.
Contudo há maneiras mais fáceis e práticas de manter os dados atualizados e prometemos que ao longo do artigo vamos explicar para você todas elas.
Muito bem, vamos começar!
Para atualizar os dados da sua empresa comece mapeando o caminho
O primeiro passo é avaliar quais são as informações fundamentais para o seu modelo de negócios e fazer um mapeamento do que precisará ser atualizado ou então enriquecido, pois alguns campos podem não estar preenchidos e outros inválidos.
Um cadastro de clientes, fica desatualizado em média 2% ao mês e 24% ao ano. As pessoas se casam, se separam, mudam de endereço, telefone e vem a falecer.
Facilmente você vai descobrir o que precisa ser atualizado e/ou enriquecido. Pois a falta de atualização ou de informações no seu banco de dados, tem um impacto direto na operação como, por exemplo, dificuldades em:
- prospectar novos clientes e negócios;
- encaminhar comunicações ou ofertas aos clientes ou potenciais;
- manter um relacionamento com os clientes;
- realizar a entrega de um produto ou de prestar um serviço;
- realizar segmentação e análise dos que ajudam a conhecer melhor o perfil do cliente;
- localizar um devedor e torná-lo um cliente saudável;
- recuperar um ex-cliente;
- ineficiência de processos.
Por exemplo, empresas B2B, precisam saber o segmento de atuação da empresa, o nome e o telefone de contato do potencial cliente, para lhe fazer uma oferta personalizada.
Já as empresas de cobranças precisam saber o nome exato e o telefone do devedor. De modo a ter melhores condições de abordar essa pessoa. Mas a idade acaba não sendo uma informação muito relevante.
Muito diferente de uma empresa que esteja focada em desenvolver estratégias de marketing. Para essa organização, a idade será fundamental.
Então, comece mapeando o que é preciso atualizar imediatamente, e o que pode esperar.
Atualizar a base de dados inteira de uma vez pode ser um erro
Se você pretende fazer a atualização da sua base de dados por conta própria. Então aconselhamos fortemente que você separe o processo por etapas e busque atualizar partes do seu Databank por vez.
Segmente os clientes que realizaram compra nos últimos 12 meses e verifique se há necessidade de atualizar ou enriquecer o cadastro com informações adicionais.
Tentar atualizar todos os dados tomará muito tempo dos seus colaboradores. Por isso é importante escolher um parceiro certo que tenha conhecimento do assunto e ferramentas apropriadas que irão ajudar nesse processo.
Selecione o canal que mais fazem sentido para contatar o seu público e foque nele
Outro ponto importante ao iniciar um processo de atualização de dados do seu Databank consiste em descobrir qual é o canal que mais faz sentido para o seu consumidor.
Veja, pode ser que esse processo se dê melhor pelo telefone, e tudo bem. Agora, se você não tiver o telefone do seu cliente ou ele estiver desatualizado, você pode enriquecê-lo.
Ofereça um benefício para o consumidor
Os clientes, por mais solícitos que sejam, não têm qualquer interesse em atualizar as informações do seu banco de dados. Tem mais, dependendo da maneira como a solicitação for feita, pode ser que esse cliente até peça para deletar as informações.
Então, é importante que a sua estratégia conte com algum benefício para os consumidores. Assim eles estarão mais abertos para a atualização dos cadastros.
Conte com uma empresa especializada nessa solução
Como você percebeu até aqui, fazer a atualização de dados internamente pode ser um trabalho grande demais para a sua empresa.
Existe uma maneira de resolver.
Na Everon somos especialistas em atualização e enriquecimento de dados, nossas soluções utilizam Inteligência e Análise de Dados para fazer o cruzamento de informações e assim atualizar seu banco de dados com muito mais eficiência.
Tudo isso sem que a sua equipe precise gastar horas preciosas de trabalho.
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